Você sabe do que seu cabelo precisa?

BOA NOITE GALERA!

A maioria das mulheres tem como chamego o cabelo, e por ele estão dispostas a tudo.

Gastamos dinheiros em farmácias, salões, kit disso, kit daquilo e por ai vai.

Mas as vezes acabamos exagerando e piorando a situação. Todo cabelo precisa ser hidratado, mas você sabe do que o seu cabelo está precisando?

Não adianta gastar milhões com queratina se seu cabelo já estiver cheio, não é?

Pois é, mas a maioria não se preocupa em saber o que contém e se é isso que você precisa.

Você não precisa obrigatoriamente ir a um salão de beleza para saber do que seu cabelo precisa.

Primeira forma de resolver algumas dessas questões é fazendo as seguintes perguntas:
  • Como está o crescimento? Bom ou ruim?
  • O fio está grosso?
  • Está tendo quedas?
  • Seu cabelo arrebenta?
  • Fez algum procedimento químico como progressiva, mechas ou coloração?

Então, são algumas dessas perguntas que você deve fazer a si mesma antes de ir ao salão ou comprar algo, assim você sabe realmente o que você precisa e pode receber o auxílio de um profissional.

Mais então do que o cabelo é composto cabelo?

O cabelo é composto por aproximadamente 85% de queratina, uma proteína rica em aminoácidos. Em sua composição também constam quantidades menores de hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e outros elementos como Ferro, Cobre, Zinco, Iodo, vinte tipos diferentes de aminoácidos, proteínas, lipídios e água.

Veja a importância dos minerais para os cabelos:

Cálcio a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.

Manganês é essencial para a cutícula do cabelo, para a sua lubrificação e proteção ideal, agindo como uma barreira. Existem vários trabalhos que relacionam sua falta à existência da alopecia, isto é, queda de cabelo, sendo que vários tratamentos contra a queda de cabelos utilizam o manganês como aditivo fundamental.

Silício este é um dos componentes mais importantes para o cabelo, pois participa de uma etapa importantíssima da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento.

Zinco é fundamental para a oxigenação, reconhecido no mundo cosmético/científico como ideal para o fortalecimento capilar.

Todos estes nutrientes são encontrados em alimentos como iogurte, espinafre, arroz integral e gema de ovo.

Aminoácidos 

Aminoácidos, são os formadores das proteínas, existem apenas 20 aminoácidos, que se combinam entre si para dar origem as diferentes proteínas.

Proteínas

As proteínas são feitas a partir da junção de moléculas de aminoácidos, ou seja, são polímeros de aminoácidos.

Queratina

É formada por aminoácidos, representa cerca de 85% do fio, é responsável pela integridade dos cabelos e, por isso é usada em diversos tratamentos capilares em salões de beleza. Essa proteína é o ingrediente-chave dos tratamentos que recuperam os cabelos danificados, consertando os estragos provocados principalmente pela ação da química.

Principais aminoácidos

Alanina, Arginina, Asparagina, Aspartato, Cisteína, Glicina, Glutamato, Glutamina, Prolina, Serina, Tirosina, Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano, Valina, 

Nós precisamos encontrar o que nosso cabelo precisa e escolher dentre os produtos, aqueles que contém melhores nutrientes, aminoácidos e minerais.

Cabelos, fracos, quebradiços e com quedas podem ser tratados com Aminoácidos.

Cisteína pode reparar os danos, proteger do sol tendo seu efeito antioxidante, é o melhor aminoácido tido pela função de fortalecimento no fio, ainda podemos encontra-lo em vários alimentos como frango, brócolis até alguns produtos lácteos.
E a Cistina? Também é proteína produzida por nosso corpo, a cistina tem outra função, constitui cerca de 10% do cabelo,  promove o crescimento dos cabelos e também está presente nos cosméticos capilares e faz a diferença na textura do cabelo.

Tirosina
, outro aminoácido da queratina produzido por nosso organismo ele produz a melanina a cor da pele e do cabelo,  esse aminoácido está ligado diretamente com nosso humor, stress, insônia e ansiedade? O aminoácido pode ser encontrado em ovos, peixes, trigo, nozes, aveia, etc. E também é encontrado nos produtos cosméticos tendo como principal objetivo a pigmentação e proteção contra radiação solar.

Qual a diferença entre nutrição capilar, hidratação e reconstrução?

HIDRATAÇÃO

A principal função da hidratação é repor água e umidade dos fios, trazendo efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos. A hidratação pode ser feita com máscaras hidratantes ou com polpa de algumas folhas ou frutas, como exemplo: babosa e abacate.

Exemplos te alguns componentes da hidratação:

Extratos vegetais de plantas e frutas, pantenol, glicerina, aloe e vera (babosa), vitaminas mel e açucares. 

NUTRIÇÃO

A nutrição é feita para repor os lipídios, ou seja repor a gordura e oleosidades dos fios. precisamos dessa gordura (lipídios) para manter o cabelos saudáveis e alinhados.

As mascaras nutritivas trazem em sua fórmula óleos vegetais (como argan, macadâmia, semente de uva, amêndoas, óleo de coco e oliva)

Manteigas vegetais  (karité, abacate, cupuaçu e cacau)

Ceramidas, tutano vegetal e animal.

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução capilar é feita para repor a massa e a queratina  do fio, ou seja é feita para fortalecer o fio, a massa, proteínas e aminoácidos que podem ser perdidas em procedimentos químicos. Depois da reconstrução é bom fazer uma hidratação para amaciar os fios.

Compostos da reconstrução:

Queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteínas hidrolisadas de trigo, milho e aminoácidos. 

Então galera espero que tenha ajudado vocês, e que agora vocês procurem se informar melhor antes de passar qualquer coisinha na cabeleira! rs

BEIJOS E BOA NOITE GALERIS!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s